Orquestra Nuno Gonçalves


    A Orquestra Nuno Gonçalves surgiu em 2008 emergindo do projecto “Musicas&Musicais” da Escola Básica 2.3. de Nuno Gonçalves. Este último tem, ao longo dos últimos 6 anos, alcançado as melhores críticas e aceitação da comunidade educativa envolvente, o que criou a necessidade de expansão e reestruturação, pois o panorama social, educacional e cultural do país implora por iniciativas como esta.
    
    Assim, a Orquestra Nuno Gonçalves surgiu da procura de novas e mais eficientes estratégias em relação às actividades artísticas da escola, e na tentativa de criar condições para que este projecto possa continuar a crescer e não desvaneça como tantos outros.
Iniciada com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação Oriente é actualmente apoiada pela Junta de Freguesia da Penha de França.
    
    Esta formação visa a sistematização e introdução da prática musical colectiva através da orquestra e coro, funcionando também como instrumento de desenvolvimento pessoal, intelectual, espiritual, social e comunitário.

    Os recursos educativos e artísticos utilizados, que vão desde os mais tradicionais e eruditos até aos mais actuais e pouco ortodoxos, são utilizados de forma a produzir um discurso artístico aberto e sem as limitações impostas, muitas vezes, por paradigmas convencionais. Estes são na totalidade produzidos ou adaptados, recorrendo às novas tecnologias, tendo em conta as particularidades, objectivos e intervenientes do projecto.

    Também a estrutura organizacional e metodológica assenta num estilo flexível, aberto e democrático, que se vai adaptando às exigências e características dos intervenientes, o que permite integrar uma maior quantidade de alunos.

    Deste modo, pretende-se através da pedagogia, ocupação de tempos livres e de princípios éticos, introduzidos pela instrução e prática colectiva das artes performativas, capacitar, prevenir e recuperar os grupos mais vulneráveis da comunidade e enriquecer o currículo dos restantes, com uma formação pouco usual nas escolas de ensino genérico.